terça-feira, 2 de setembro de 2008

Atividades de 25 a 31/ 08/ 08


9ª Semana

Modo 2

Atividade 1:


Visite o site http://www.eca.usp.br/prof/moran/.
Na opção Educação Inovadora, escolha um texto para você ler.
Depois da leitura produza um texto hipertextual sobre o que você leu. Salve o texto e publique em seu Blog.
Atenção: no seu texto deve haver um link com o texto lido como referência bibliográfica.


Entre os vários textos lidos por mim, o escolhido para a realização desta atividade foi:
Para onde caminhamos na educação?

De acordo com o mesmo, os vários meios tecnológicos (computador, celular, mp3, câmera digital) combinados e as redes estão provocando grandes mudanças na nossa vida e na educação presencial e à distância. A INTERNET está possibilitando a realização de atividades ou tarefas sem necessariamente ir a um lugar determinado.
A
EAD e educação presencial estão aprendendo uma com a outra, a primeira está descobrindo que pode ensinar de forma menos individualista, a segunda está incorporando tecnologias, funções e atividades que eram típicas da outra.
Segundo José Manuel Moran no futuro não se falará em cursos presenciais e cursos à distância. Os cursos serão flexíveis no tempo, no espaço, na metodologia, na gestão de tecnologias, na avaliação.
Concordo com Moran, quando diz que a cultura escolar vem resistindo bravamente às mudanças. Os modelos de ensino continuam centrados no professor, apesar das tecnologias e dos avanços tecnológicos na aprendizagem. E, se não será fácil mudar esta cultura escolar tradicional, se as inovações serão mais lentas do que o desejado, creio que podemos e devemos usar todos estes recursos que temos ao nosso alcance para podermos melhorar e aprimorar nossas aulas.
A tecnologia é uma grande ferramenta em nossas mãos que podemos explorar de forma individual ou coletiva, através de pesquisas, interagindo com alguém próximo ou muito distante, trocando informações, esclarecendo dúvidas ou fazendo sugestões, parte do texto da
colega de Aparecida do Taboado, com o qual estou de pleno acordo.
Enfim, nós educadores temos grandes obstáculos pela frente para enfrentar e vencer, pois as mudanças chegaram para ficar. Lutar sempre, desistir jamais e caminhar junto com o progresso rumo ao futuro para uma educação de melhor qualidade.

Atividade 2:

Ler alguns blogs, fóruns e chats educacionais (ou não), depois, descrever no fórum/e ou e-mail: em que sentido esses ambientes, realmente, podem oferecer melhoria para a educação?

Atividade concluída e enviada ao NTE.


Nenhum comentário: