domingo, 10 de maio de 2009


Recados para Orkut



Uma brincadeira de bola chamada "Ordem"


Atividade desenvolvida de acordo com a Lição 2 da Coleção ABCD - Língua Portuguesa - do projeto "Além das Palavras".

Vídeo de Uma brincadeira de bola chamada "Ordem"


Fotos dos alunos sendo treinados pelo professor Carlos, educação física, para a brincadeira.














Projeto "Além das Palavras"


Vídeo e fotos da minha turminha do 4º Ano brincando com o brinquedo "Barangandão Arco-Íris" que eles mesmos confeccionaram em sala de aula.

Este brinquedo faz parte da Lição 1 do livro Coleção ABCD do projeto "Além das Palavras".

Entusiasmo e Diversão



quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ano de 2009 - Turma Nova


O Ano letivo já iniciou tem algum tempo, portanto voltando a ativa com a turminha de 2009, alguns novos alunos e outros não.





"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". ( Paulo Freire )

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Dia Nacional da Consciência Negra


Para comemorarmos o Dia Nacional da Consciência Negra foi trabalhado na STE a leitura do texto "Menina Bonita do Laço de Fita" elaborado em PowerPoint pela professora Carmen Regina.

Em seguida foi feita a leitura e interpretação do texto em sala de aula.




Continuando com a interpretação do mesmo no PowerPoint abaixo na STE.


Fotos dos Alunos desenvolvendo as Atividades


terça-feira, 4 de novembro de 2008

5ª Feira de Ciências e Tecnologia



Painel de recepção da 5ª feira de Ciências e Tecnologia da E.E. Aracilda Cícero Corrêa da Costa.
Árvore composta por flores, cujo miolo consta foto de cada aluno das séries do
1º ano 01, 3º ano 02 e 4º ano 03 do Ensino Fundamental.
A alegria estampada no rostinho das crianças torna esta árvore cheia de vida e beleza.

Banda da Escola recepcionando os visitantes.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008


Reformulação do Blog

Este Blog foi criado em função do curso: "Educação Digital & Prática Docente na STE" e a partir de agora passa a ser meu Diário de Classe conforme solicitado pelo curso como uma das atividades do mesmo.
Postarei, quando possível, as atividades relacionadas as minhas aulas, fatos e assuntos que achar interessante.
Hoje encerro este curso com a sensação de dever cumprido, com todas as atividades solicitadas concluídas e com chave de ouro, pois recebi uma notícia que não poderia ser melhor, foi liberado meu processo e estou autorizada a atuar na STE, portanto agora eu também sou:

Professora de Tecnologias!!!

Beijos e Até mais!!!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Atividades de 22/ 09 a 05/ 10/ 2008






14ª Semana - 29/09 a 05/10



13ª Semana - 22 a 28/09

Atividade Elaborada no Linux


Atividade Elaborada no Windows

sábado, 20 de setembro de 2008

Atividades de 15 a 21/ 09/ 2008


12ª Semana

O Impresso em Sala de Aula

Esta semana nosso estudo se volta para o impresso em sala de aula. Ampliaremos nossas leituras sobre o uso do impresso e do texto digital no contexto escolar, no processo ensino-aprendizagem.

Textos base desta semana:

Do Impresso à Hipermídia
Projetos Integrando Mídias Impressas
Mídias Impressas em sala de aula

Atividades:

CONCLUÍDAS

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Atividades de 08 a 14/ 09/ 2008


11ª Semana

Software em sala de aula

Atividade Única

Fórum: Software (Livres ou não) e suas Possibilidades Pedagógicas.
  • Explorar alguns dos software mostrados nos slides da NTE e discutir no fórum Software e suas Possibilidades Pedagógicas as possibilidades de uso que o mesmos oferecem e minhas experiências com a exploração de software (livres ou não) em sala de aula.

  • Partilhar com os colegas colegas minhas experiências com outros software.

CONCLUÍDA

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Atividades de 01 a 07/ 09/ 2008


10ª Semana

Atividade 1:

Fórum – A geração dos nossos alunos está permeada pelas imagens, pelos movimentos, pelo som e pela dinâmica das cores. E você, professor, consegue acompanhar seus alunos nessa viagem?

Acesse o fórum do curso e discuta o tópico “O Audiovisual em Sala de Aula” suas experiências com este recurso.

Atividade 2:

Atividade de (Re)elaboração – O plano de aula anexado abaixo refere-se a um tema transversal. Você deverá reestruturá-lo, de modo a utilizar recursos audiovisuais no desenvolvimento do mesmo (filmes, slides, vídeos diversos e outros).

Para acessar o Plano de Aula clique aqui.

Para acessar o passo a passo da Atividade 2 clique aqui.

  • Acesse aqui o Plano Reformulado que foi realizado com meus alunos do 3º ano - Ensino Fundamental, com o tema "Folclore" nas aulas de Português e História.
  • Para acessar o Plano Reformulado no Writer clique aqui.

Atividades Concluídas.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008


Atividades da 9ª Semana



Estaremos iniciando uma discussão acerca do hipertexto. Mas esclarecemos que o texto-base/tela do computador/Internet é sempre escrita hipertextual. Os conteúdos dos slides são fragmentários da rede e lembramos que as maiores informações estarão nos links, por isso, faz-se necessário navegar por todos os links sugeridos na apresentação. LER é necessário, CLICAR é fundamental em leitura virtual/hipertextual.
CLIQUE AQUI para acessar a apresentação dessa aula.

Atividades de 25 a 31/ 08/ 08


9ª Semana

Modo 1

Atividade 1:


Visite o site http://www.eca.usp.br/prof/moran/.
Na opção Educação Inovadora, escolha um texto para você ler.
Depois da leitura produza um texto hipertextual sobre o que você leu. Salve o texto e publique em seu Blog.
Atenção: no seu texto deve haver um link com o texto lido como referência bibliográfica.


Entre os vários textos lidos por mim, o escolhido para a realização desta atividade foi:
Para onde caminhamos na educação?


De acordo com o mesmo, os vários meios tecnológicos (computador, celular, mp3, câmera digital) combinados e as redes estão provocando grandes mudanças na nossa vida e na educação presencial e à distância. A INTERNET está possibilitando a realização de atividades ou tarefas sem necessariamente ir a um lugar determinado.
A
EAD e educação presencial estão aprendendo uma com a outra, a primeira está descobrindo que pode ensinar de forma menos individualista, a segunda está incorporando tecnologias, funções e atividades que eram típicas da outra.
Segundo José Manuel Moran no futuro não se falará em cursos presenciais e cursos à distância. Os cursos serão flexíveis no tempo, no espaço, na metodologia, na gestão de tecnologias, na avaliação.
Concordo com
Moran, quando diz que a cultura escolar vem resistindo bravamente às mudanças. Os modelos de ensino continuam centrados no professor, apesar das tecnologias e dos avanços tecnológicos na aprendizagem. E, se não será fácil mudar esta cultura escolar tradicional, se as inovações serão mais lentas do que o desejado, creio que podemos e devemos usar todos estes recursos que temos ao nosso alcance para podermos melhorar e aprimorar nossas aulas.
A tecnologia é uma grande ferramenta em nossas mãos que podemos explorar de forma individual ou coletiva, através de pesquisas, interagindo com alguém próximo ou muito distante, trocando informações, esclarecendo dúvidas ou fazendo sugestões, parte do texto da
colega de Aparecida do Taboado, com o qual estou de pleno acordo.
Enfim, nós educadores temos grandes obstáculos pela frente para enfrentar e vencer, pois as mudanças chegaram para ficar. Lutar sempre, desistir jamais e caminhar junto com o progresso rumo ao futuro para uma educação de melhor qualidade.


Atividade 2:

Ler alguns blogs, fóruns e chats educacionais (ou não), depois, descrever no fórum/e ou e-mail: em que sentido esses ambientes, realmente, podem oferecer melhoria para a educação?

Atividade concluída e enviada ao NTE.


terça-feira, 2 de setembro de 2008

Atividades de 25 a 31/ 08/ 08


9ª Semana

Modo 2

Atividade 1:


Visite o site http://www.eca.usp.br/prof/moran/.
Na opção Educação Inovadora, escolha um texto para você ler.
Depois da leitura produza um texto hipertextual sobre o que você leu. Salve o texto e publique em seu Blog.
Atenção: no seu texto deve haver um link com o texto lido como referência bibliográfica.


Entre os vários textos lidos por mim, o escolhido para a realização desta atividade foi:
Para onde caminhamos na educação?

De acordo com o mesmo, os vários meios tecnológicos (computador, celular, mp3, câmera digital) combinados e as redes estão provocando grandes mudanças na nossa vida e na educação presencial e à distância. A INTERNET está possibilitando a realização de atividades ou tarefas sem necessariamente ir a um lugar determinado.
A
EAD e educação presencial estão aprendendo uma com a outra, a primeira está descobrindo que pode ensinar de forma menos individualista, a segunda está incorporando tecnologias, funções e atividades que eram típicas da outra.
Segundo José Manuel Moran no futuro não se falará em cursos presenciais e cursos à distância. Os cursos serão flexíveis no tempo, no espaço, na metodologia, na gestão de tecnologias, na avaliação.
Concordo com Moran, quando diz que a cultura escolar vem resistindo bravamente às mudanças. Os modelos de ensino continuam centrados no professor, apesar das tecnologias e dos avanços tecnológicos na aprendizagem. E, se não será fácil mudar esta cultura escolar tradicional, se as inovações serão mais lentas do que o desejado, creio que podemos e devemos usar todos estes recursos que temos ao nosso alcance para podermos melhorar e aprimorar nossas aulas.
A tecnologia é uma grande ferramenta em nossas mãos que podemos explorar de forma individual ou coletiva, através de pesquisas, interagindo com alguém próximo ou muito distante, trocando informações, esclarecendo dúvidas ou fazendo sugestões, parte do texto da
colega de Aparecida do Taboado, com o qual estou de pleno acordo.
Enfim, nós educadores temos grandes obstáculos pela frente para enfrentar e vencer, pois as mudanças chegaram para ficar. Lutar sempre, desistir jamais e caminhar junto com o progresso rumo ao futuro para uma educação de melhor qualidade.

Atividade 2:

Ler alguns blogs, fóruns e chats educacionais (ou não), depois, descrever no fórum/e ou e-mail: em que sentido esses ambientes, realmente, podem oferecer melhoria para a educação?

Atividade concluída e enviada ao NTE.


sábado, 23 de agosto de 2008

Atividades de 18 a 24/ 08/ 08

8ª Semana

Atividade 1

Crie um álbum fotográfico da STE no picasa e compartilhe-o com o e-mail do curso ntetlcursos@gmail.com (cada professor no seu período).

Siga as orientações contidas nestes slides da Apresentação 1 (abaixo).

ATENÇÃO: Para os regentes que participam deste curso o álbum deverá ser de uma aula na STE.

Clique para acessar a Apresentação 1 => Ferramentas do Google

CONCLUIDA

Atividade 2

Elabore um texto no Word avaliando as sete primeiras semanas do curso. Salve-o com o nome: seunome_município_Avaliação.

Lembre-se: avaliar não é somente apontar falhas ou tecer elogios, mas principalmente, propor caminhos possíveis de mudar metodologias, uso dos recursos e dos conteúdos trabalhados.


Este documento deverá ser adicionado ao Google Docs e compartilhada com o e-mail do curso ntetlcursos@gmail.com . O nome dado ao arquivo deve prevalecer no Google Docs.

Para esta atividade, considere a apresentação GoogleDocs (apresentação2) abaixo:

CONCLUIDA

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Atividades de 11 a 17/ 08/ 08

7ª Semana

A partir desta semana os assuntos estarão realacionados à Internet, seus recursos, os pontos positivos da rede mundial de informações e seus pontos negativos. É importante que além de uma reflexão quanto ao uso diário e pessoal da Rede, façamos uma reflexão do uso desse recurso na escola e da responsabilidade dos educadores frente a esta realidade.

Atividade 01:

Acesse os sites abaixo:

http://www.rived.mec.gov.br/ http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp http://www.escolabrasil.org.br/ http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

Obs.: Estes sites são sites educacionais de grande importância à nossa prática, procurem realizar o cadastro em cada um deles. Não esqueçam de anotar o e-mail registrado no ato da inscrição, o nome de usuário e a senha para acessos posteriores.

Faça uma análise observando os pontos positivos e/ou negativos, a utilização dos mesmos como ferramenta pedagógica. Redija um texto no Word e envie como anexo para o e-mail ntetlcursos@gmail.com

Para o texto, siga as seguintes formatações:

1. Página: Menu Arquivo/ Configurar página – guia “margens”
a) Margens: superior 3 cm, inferior 2,5 cm, direita e esquerda 2,0 cm.
b) Orientação: retrato.

2.Texto:
1. Parágrafo: Menu Formatar/Parágrafo – guia “recuo e espaçamento”
a) Alinhamento: justificado.
b) Especial: Primeira linha (paragrafação) por 2,5 cm.
c) Espaçamento entre linhas: 1,5 de linha

3. Fonte: Menu Formatar/Fonte – guia “fonte”
a) Fonte do título: Tunga – Estilo: negrito – Tamanho: 14
b) Fonte do texto: Arial – Estilo: Normal – Tamanho: 12

CONCLUIDA

Atividade 02 - Fórum de discussão “Desafios e Perigos na Rede”

A Internet pode ser uma excelente ferramenta pedagógica e de pesquisa. Porém, mesmo com tantas possibilidades pedagógicas, a rede traz também sérios perigos aos usuários, desde a credibilidade do conteúdo exposto à utilização da rede para articulação de ações violentas diversas contra o indivíduo. Os links abaixo possuem textos e vídeos que discutem estas questões. Acesse-os, faça suas reflexões e discuta com os colegas no fórum “Desafios e Perigos na Rede”.

Textos:

Vídeos:

CONCLUIDA

sábado, 9 de agosto de 2008

Dia dos Pais!

Recados e Imagens - Dia dos Pais - Orkut

A todos desse grupo um Feliz Domingo junto aos seus Pais!!!